Desembala

                 CUPOM 5%OFF: PRIMEIRACOMPRA               FRETE GRÁTIS PARA SP CAPITAL – Min. R$89

Como diminuir o uso de sacolas plásticas

As sacolinhas descartáveis são um dos resíduos plásticos que mais causam impacto e degradação ao meio ambiente. Aprenda como substitui-las.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

1 bilhão de sacos plásticos são distribuídos nos supermercados no Brasil mensalmente

As sacolinhas plásticas descartáveis são um dos resíduos plásticos que mais causam impacto e degradação ao meio ambiente, e o pior, seu uso dura apenas alguns minutos.

Feitas de Polietileno de baixa densidade (PEBD), estão em terceiro lugar no ranking de maior quantidade de plástico produzido em todo o mundo (17%), segundo o Atlas do Plástico. Elas demoram cerca de 450 anos para se decompor e são as principais responsáveis por entupimentos de bueiros e córregos contribuindo muito para a retenção de lixo nas cidades e para a ocorrência de enchentes em períodos chuvosos. 

As sacolas plásticas também causam a poluição de nossos mares e rios, direta e indiretamente. Diretamente, chegando até os animais marinhos e ocasionando acidentes, sufocamentos e até mesmo ingestão indesejada. Indiretamente, gerando microplásticos que chegam em nossos lençóis freáticos implicando diretamente na qualidade de vida de diferentes vidas e espécies, inclusive a humana.

Estima-se que cerca de 100 mil pássaros e mamíferos morram, por ano, devido à ingestão de sacolas plásticas.

Fonte: Revista Istoé

Veja em  números os impactos da sacola plástica.

Fonte: Agência Senado

7 Dicas de como diminuir o uso de sacolas plásticas

Agora que você já conhece os impactos da sacola plástica no meio ambiente, que tal aprender algumas dicas de como substitui-la?

Preparamos 7 dicas para você aplicar:

  1. Recuse sacolas desnecessárias. Use sua própria bolsa para carregar, caso sejam compras pequenas;
  2. Carregue sempre uma sacola retornável junto com você;
  3. Para compras maiores, escolha usar as caixas de papelão do próprio estabelecimento;
  4. Para descarte de lixo reciclável, use apenas um saco grande com todos os lixos juntos (ou se for possível, descarte diretamente em uma caçamba destinada aos recicláveis);
  5. Para descarte de lixo orgânico, utilize uma composteira ou sacolas compostáveis;
  6. Priorize a compra de produtos a granel, assim você leva seus saquinhos de pano e evita as descartáveis;
  7. Verifique se em seu município existem pontos específicos de coleta para sacolas plásticas, se sim, leve até ele e recicle.

Em resumo

A conscientização sobre os impactos gerados por nossas ações no meio ambiente é importante para que cada um de faça a sua parte e a mudança seja eficiente. É bom para todos descobrir cada vez mais soluções que substituam não apenas as sacolas plásticas, mas todos os plásticos de uso único de nossas vidas. 

Para isso se fazem necessárias conversas entre todas as partes envolvidas. O agir em conjunto carrega um potencial enorme de transformação e de construção de uma sociedade com hábitos mais sustentáveis.

Vamos juntos nessa?

Mais para explorar

Sem categoria

6 Benefícios da Bucha Vegetal na Limpeza de Casa

Por ser natural, a bucha vegetal é infinitamente mais sustentável do que a sintética. Quer aprender os benefícios da bucha vegetal na limpeza da sua casa? Continue a leitura e entenda.

×

Olá, quero uma ajudinha :)

×